DUBAI - O líder da Al -Qaeda Ayman al-Zawahri, em vídeo de oito minutos sob o titulo de “Avantes, leões da Síria” e divulgado na web neste domingo, pediu ao sírios que não confiem no Ocidente ou nos governos árabes em sua revolta para derrubar o presidente Bashar al-Assad. Zawahri também pediu que os muçulamnos na Turquia, Iraque, Líbano e Jordânia se unam para ajudar os rebeldes sírios a lutar contra o regime.
- A ferida síria ainda sangra dia após dia, enquanto o açougueiro, filho do açougueiro Bashar bin Hafiz (Hafez al-Assad), não é contido - disse Zawahri, usando seu turbante branco e sentado na frente de uma cortina verde.
- Mas a resistência de nosso povo na Síria apesar da dor, sacrifício e matança cresce - disse.
Zawahri assumiu o comando da Al Qaeda depois da morte de Osama bin Laden, em maio.
Ele afirmou ainda que um muçulmano “deve ajudar seus irmãos na Síria com todos os meios disponíveis, com sua vida, dinheiro, opinião, assim como informação”.
As forças sírias bombardearam distritos da cidade de Homs no sábado em uma campanha para esmagar a revolta contra Assad, cuja aliada Rússia disse que não apoiaria um plano de paz da Arábia Saudita que estaria circulando nas Nações Unidas. Segundo ativistas, sete pessoas foram mortas nos últimos ataques à cidade de Homs.
- Nosso povo da Síria, não acredite no Ocidente ou nos EUA ou nos governos árabes e Turquia. Vocês sabem melhor que ninguém o que eles estão planejando contra vocês. Nosso povo da Síria, não dependa da Liga Árabe e seus governos corruptos para apoiá-los- disse Zawahri na segunda mensagem do tipo destinada aos manifestantes árabes.
Na próxima semana, os chanceleres árabes discutirão uma proposta para enviar uma missão conjunta das Nações Unidas e países árabes para a Síria.
- Se quisermos liberdade, devemos nos liberar deste regime. Se queremos justiça, devemos retaliar contra este regime. Continuem sua revolta e raiva e não aceitem nada que não seja independência e governos respeitáveis.
Em julho, Zawhari pediu que os rebeldes sírios direcionassem seu movimento contra Washington e Israel, denunciando os EUA como falsos em sua demonstração de solidariedade. No início deste mês, em um outro vídeo, o líder da Al Qaeda anunciou que o grupo somali al Shabaab estava se unindo a suas fileiras em uma aparente aposta contra os alvos ocidentais.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/lider-da-al-qaeda-pede-aos-rebeldes-sirios-que-nao-confiem-no-ocidente-nos-governos-arabes-3952638#ixzz1mB9YXxLl
Nenhum comentário:
Postar um comentário