As caixas continham milhares de títulos falsos dos Estados Unidos que deram a aparência de terem sido emitidos pelo Federal Reserve dos EUA em 1934.
POTENZA, Itália, 17 Fev (Reuters) - A polícia italiana informou nesta sexta-feira que apreendeu cerca de 6 trilhões de dólares em bônus falsos do Tesouro dos Estados Unidos e outros títulos na Suíça, além de deter oito italianos acusados de fraude internacional e outros crimes financeiros.
A operação, coordenada por promotores de Potenza, no sul da Itália, foi conduzida por autoridades italianas, suíças e norte-americanas depois de um ano de investigações, afirmou uma fonte policial.
Começou como uma investigação sobre a agiotagem da máfia, mas gradualmente tomou uma dimensão maior, uma vez que os promotores usaram interceptações telefônicas e de computador para descobrir evidências de atividades ilegais em torno de títulos do Tesouro.
Os títulos falsos, avaliados em mais de um terço da dívida nacional dos Estados Unidos, foram apreendidos em janeiro de uma empresa suíça onde eram mantidos em três grandes lotes.
A Embaixada dos Estados Unidos em Roma agradeceu às autoridades italianas e afirmou que as falsificações eram "uma tentativa de fraudar vários bancos suíços". Disse que os especialistas norte-americanos ajudaram a identificar os títulos falsos.
O promotor de Potenza, Giovanni Colangelo, disse que uma rede internacional "em muitos países" estava por trás das falsificações.
O jornal italiano Corriere della Sera afirmou em sua página na Internet, citando fontes da promotoria, que a rede criminosa poderia estar interessada em adquirir plutônio.
(Reportagem adicional de Steve Scherer e Emily Flitter)
Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário