CABUL - O Talibã encorajou os afegãos nesta quinta-feira para atacarem bases militares estrangeira e matar ocidentais em retaliação à queima de cópias do Alcorão, o livro sagrado muçulmano, na principal base da Otan no país.
"Nosso povo bravo deve ter como alvo bases das forças invasoras e seus comboios militares", disse um comunicado do Talibã por e-mail divulgado pelo porta-voz Zabihullah Mujahid.
"Eles têm que matá-los (os ocidentais), vencê-los e capturá-los para dar-lhes uma lição para nunca ousar profanar o sagrado Alcorão novamente", acrescenta o comunicado.
O governo dos EUA e o comandante americano das forças da Otan lideradas pelos Estados Unidos no Afeganistão pediram desculpas pela queima dos exemplares do livro sagrado depois de trabalhadores afegãos terem encontrados cópias carbonizadas do Alcorão durante a coleta de lixo na base aérea de Bagram.
Os maiores protestos contra a queima do Alcorão nesta quinta-feira acontecem na província de Laghman, e outros ocorrem na cidade de Jalalalbad e na capital Cabul.
Ao menos sete pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas em manifestações na quarta-feira pelo país, levando o presidente Hamid Karzai a pedir calma.
EUA e Otan pedem desculpas por incidente
O secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, emitiu um pedido de desculpas pelo tratamento inapropriado ao livro sagrado do Islã na base para tentar conter a fúria sobre o incidente.
Em abril do ano passado, houve três dias de protestos em todo o Paquistão, depois de um pastor americano ter queimado exemplares do Alcorão na Flórida.
Talibã encoraja afegãos a atacar ocidentais
Nenhum comentário:
Postar um comentário