A comissão de juristas no Senado que trata da reforma do Código Penal aprovou, na manhã desta sexta-feira, a criação do crime de terrorismo. Até então, o terrorismo não era criminalizado na legislação brasileira.
Os juristas pediram também a revogação da Lei de Segurança Nacional, texto da época do regime militar que motivou a prisão de militantes políticos contrários à ditadura. O termo "terrorismo" estava previsto nessa lei, que, no entanto, não especificava que ações caracterizariam o terrorismo.
A sugestão é que seja crime a conduta de causar "terror na população" ao forçar autoridades públicas a agirem contra a lei, ou para obter recursos "para a manutenção de organizações políticas ou grupos armados, civis ou militares, que atuem contra a ordem constitucional e o Estado democrático".
"O crime de terrorismo tem sempre o elemento de ódio, de preconceito", afirmou o relator da comissão, promotor Luiz Carlos Gonçalves. O texto final do artigo a ser incluído no código ainda está sendo fechado pelos juristas.
A pena prevista é de 8 a 15 anos de prisão, além das penas pelos crimes resultantes --por exemplo, se alguém morrer durante a ação, o criminoso responde ainda pelo crime de homicídio.
Durante os debates da comissão, a grande preocupação dos juristas era excluir do conceito de terrorismo os movimentos sociais. Ao final, votou-se pela inclusão de um dispositivo que ressalvasse esses movimentos.
Alguns integrantes da comissão mencionaram a proximidade das Olimpíadas e da Copa do Mundo como "incentivo" para a criação do crime. Gonçalves afirmou, entretanto, que desde a Constituição de 1988 havia a previsão de criminalização do terrorismo, e que o país estava "devendo" nessa questão.
As sugestões dos juristas irão formar um texto consolidado para a atualização do código, que então será votado nas duas Casas do Congresso. A comissão deve encerrar seus trabalhos em maio desse ano.
Boa tarde Carlos!
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog.
E gostaria de lhe pedir um favor. Estou no último ano na faculdade de Direito e escolhi como tema para o meu trabalho de conclusão de curso "A inconstitucionalidade do crime de terrorismo no Direito Brasileiro", porém, estou com muita dificuldade de encontrar referências bibliograficas e artigos sobre o assunto. Enquanto estive pesquisando, encontrei o seu blog. Queria saber se você tem alguns livros, ou artigos para me indicar.
Seria de grande ajuda.
Meu email é: pri2089@hotmail.com
Obrigada.
Inicialmente uma das referencias mais atuais eh esse livro: http://compare.buscape.com.br/tratamento-penal-do-terrorismo-marcello-ovidio-lopes-guimaraes-8576741865.html
ResponderExcluirTenho alguns artigos q estao no proprio blog do lado direito na base de dados... De qq forma posso te mandar outro artigo depois.
Sucesso no trabalho.
Muito obrigada pela ajuda! Aos poucos estou lendo o blog, pois realmente achei muito interessante.
ExcluirSe possível eu gostaria sim que me enviasse outro artigo. Acredito que quanto mais conteúdo, melhor ficará o trabalho.
Obrigada.
Olá! Parabéns pelo blog! Estou me formando em turismo e meu TCC tem o tema 'terrorismo x turismo e relações com a mídia'(sem titulo ainda rs). Se interessar posso enviar uma cópia em pdf quando eu terminar pra vc adicionar aqui. Abçs, Aline
ResponderExcluirSua participação será muito bem vinda. Sucesso na pesquisa.
Excluir