Os EUA entraram em alerta após um atentado na chegada da Maratona de Boston que deixou 2 mortos e pelo menos 23 feridos. Outros dois explosivos teriam sido detonados pelo Esquadrão Antibombas. O evento chama atenção pelo fato da corrida contar com gente do mundo todo e de ser um evento de cunho esportivo, sem representações oficiais de países. As explosões foram sequenciais. Foram suspensas todas as folgas de policiais e o espaço aéreo fechado.
BOSTON — Pelo menos duas pessoas morreram e mais de 23 ficaram feridas após duas explosões na Maratona de Boston na tarde desta segunda-feira, três horas depois de os vencedores cruzarem a linha de chegada. Espectadores atingidos foram levados para a tenda médica que tinha sido montada para cuidar dos corredores. Fontes policiais confirmaram que dois outros explosivos foram encontrados e desativados. A FAA, autoridade de aviação civil americana, ordenou a suspensão do tráfego aéreo na área das explosões. O Itamaraty confirmou que não há registro de brasileiros entre mortos - pelo menos 130 estavam inscritos na prova.
Pouco após o incidente, a Casa Branca informou que o presidente Barack Obama foi informado do caso e irá fornecer toda a assistência necessária. Segundo a Fox News, Obama ligou pessoalmente para o prefeito de Boston, Tom Menino, e para o governador de Massachusetts, para expressar sua preocupação e oferecer ajuda do governo federal. O governo de Nova York mobilizou unidades antiterroristas para proteger seus monumentos.As explosões ocorreram no momento em que milhares de corredores terminavam a 117ª edição da maratona, considerada a mais antiga do mundo, disputada desde 1897 e com cerca de 27 mil participantes. Além da concentração de atletas e espectadores devido à prova, a biblioteca pública de Boston e hotéis de 4 e 5 estrelas ficam localizadas no mesmo perímetro.
A organização da Maratona de Boston também se pronunciou via Facebook, confirmando o incidente:
"Duas bombas explodiram perto da linha de chegada na maratona de hoje. Estamos trabalhando com o poder público para entender o que aconteceu exatamente."
Imagens mostraram muita fumaça saindo de uma calçada e as pessoas correndo. Um oficial da polícia de Boston também foi levado para a tenda médica com uma lesão na perna. Um produtor da CNN que participava da corrida disse que a segunda explosão aconteceu 10 segundos depois da primeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário