LASHKAR GAH, Afeganistão, 7 Mar (Reuters) - Seis soldados britânicos foram mortos após o veículo blindado em que patrulhavam a província de Helmand, no sul do Afeganistão, ser atingido por uma explosão, afirmou uma autoridade militar britânica nesta quarta-feira.
O incidente marcou a maior perda de vidas de uma só vez para as tropas britânicas no Afeganistão desde 2006, e eleva a contagem geral de mortes das forças britânicas para 404 desde a invasão comandada pelos Estados Unidos para derrubar o Taliban em 2001.
Mohammad Ismail Hotak, uma autoridade do alto comando da polícia afegã em Helmand, disse que a explosão foi causada por uma bomba à beira da estrada, uma das armas mais letais usadas pelos insurgentes.
Os soldados, cinco deles pertenciam ao 3o Batalhão do Regimento de Yorkshire e um do 1o Batalhão do Regimento do Duque de Lancaster, patrulhavam a região na terça-feira quando o veículo de combate blindado em que estavam foi atingido, afirmou o ministro.
"Eu condeno absolutamente os responsáveis por este incidente, que no final não conseguirão desviar a missão que está protegendo nossa segurança nacional e fazendo um real progresso na província de Helmand", afirmou o ministro da Defesa, Philip Hammond, em comunicado.
A Grã-Bretanha tem em torno de 9.500 soldados no Afeganistão, número que será reduzido em fases à medida que as operações de combate serão encerradas nos próximos dois anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário