Artigo escrito por nosso amigo, Alexandre Arthur Cavalcanti Simioni, Oficial Fuzileiro Naval, grande estudioso do tema TERRORISMO.
(o artigo foi publicado na "Revista Maritima Brasileira, 2º trimestre, junho de 2012")
Resumo
O presente artigo tem o propósito de apresentar, sumariamente, algumas considerações sobre a relação entre a mídia de massa, o terrorismo e os grandes eventos esportivos, aprofundando a questão da responsabilidade da mídia na cobertura de eventuais incidentes terroristas em grandes competições esportivas como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Inicialmente, serão apresentados alguns dos maiores ataques terroristas já realizados em grandes eventos esportivos durante o século XX, ressaltando o incidente durante os Jogos Olímpicos de Munique em 1972, de forma a exemplificar o interesse por parte de organizações terroristas em realizar seus ataques em eventos desta natureza, em face da publicidade que estas competições proporcionam. Posteriormente, será discutida a relação simbiótica entre organizações terroristas e os meios de comunicação, particularmente, sobre os interesses mútuos na publicidade de seus ataques. Por fim, serão apresentadas algumas considerações acadêmicas e práticas sobre o que se considera ser uma postura responsável da mídia em grandes eventos esportivos, de forma a contribuir para o estabelecimento de políticas públicas eficientes para este setor, por ocasião do planejamento da segurança da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil.
Abstract

This article aims at presenting some brief considerations on the relationship between the mass media, terrorism and major sporting events, furthering the responsibility of the coverage of the media of terrorist incidents in major sporting competitions like the World Cup and the Olympic Games. Initially, some of the greatest terrorist attacks ever carried out on major sporting events during the twentieth century will be presented, highlighting the incident during the Munich Olympics in 1972 in order to illustrate the interest of terrorist organizations in carrying out their attacks in this kind of event, given the publicity that these competitions provide. Later, the symbiotic relationship between terrorist organizations and the media will be discussed, particularly on the mutual interests in the advertising of their attacks. Finally, some academic and practical considerations about what is considered to be a responsible media in major sporting events will be presented in order to contribute to the establishment of efficient public policies for this sector on the occasion of the 2014 World Cup planning as well as the 2016 Olympic Games in Brazil.
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